O transporte de cargas refrigeradas demanda que as indústrias tenham certos cuidados. Isso porque qualquer problema no processo logístico pode fazer com que a mercadoria chegue comprometida até o seu destino. 

Além disso, os órgãos fiscalizadores são muito exigentes quando o assunto é alimento ou medicamento. Portanto, as empresas devem estar atentas às normas regulamentadoras para se manterem dentro da lei e garantirem a segurança dos produtos.

No artigo de hoje, vamos falar exatamente sobre isso: o funcionamento do transporte desse tipo de carga. Continue por aqui, entenda tudo a respeito do assunto e ainda conheça as soluções Tecnotri que podem ajudar o seu negócio a transportar mercadorias refrigeradas conforme o que a legislação solicita.

O que é considerado uma carga refrigerada?

De modo geral, a carga refrigerada é aquela que precisa de uma temperatura especial durante todo o trajeto do transporte, para que se mantenha conservada até chegar ao seu local de destino.

São eles: legumes, verduras, carnes, aves, peixes, frutas, gelo em cubo, medicamentos e outros alimentos congelados.

Como é o transporte de cargas refrigeradas?

Ao transportar cargas refrigeradas, é necessário um rígido controle ao longo de toda a cadeia de produção. 

Vale ressaltar que cada tipo de alimento ou medicamento exige cuidados específicos, mas, de maneira geral, a sua empresa precisa ficar atenta aos seguintes aspectos: embalagem, manuseio, acondicionamento, transporte das mercadorias e, é claro, seguir a regulamentação NBR 14701.

O que é a NBR 14701?

É a regulamentação que diz respeito ao transporte de cargas refrigeradas. Em vigor desde 2002 no Brasil, ela apresenta inúmeras diretrizes para orientar as indústrias sobre o tema, tais como:

– O veículo que irá levar as mercadorias precisa iniciar o resfriamento, pelo menos, 15 minutos antes do transporte. O objetivo é que a temperatura já esteja adequada para receber os produtos;

– Os alimentos devem ser carregados em embalagens completamente fechadas, resistentes e impermeáveis;

– Os responsáveis pelo transporte também devem manter os produtos em compartimentos separados de qualquer outro tipo de mercadorias ou substância que possa gerar contaminações;

– A documentação da carga deve estar junto aos responsáveis do veículo;

– A carga e a descarga devem ser feitas rapidamente para evitar que os alimentos ou medicamentos sofram alterações;

– Recomenda-se a utilização de cargas paletizadas para tornar os processos logísticos mais práticos.

Como a Tecnotri pode ajudar no transporte de cargas refrigeradas?

A equipe de engenheiros da Tecnotri possui uma solução eficaz para as indústrias alimentícias e farmacêuticas que necessitam transportar cargas refrigeradas. Estamos falando dos Cofres de Carga Pró-therm.

Produzidos em plástico rotomoldado 100% virgem, possuem aditivo UV-14 e são impermeáveis à água e à poeira. Além dessas características, ganham destaque por suportarem externamente variações de temperatura de -35 a 60ºC. Já internamente os cofres podem suportar temperaturas de até -70ºC.

Essas caixas ainda contam com travas de fechamento para acondicionamento da carga, tendo como finalidade separá-la durante o transporte. Assim, em casos de vazamentos, não ocorre a contaminação do ambiente, pois as substâncias ficam totalmente retidas no interior dos cofres. É possível também garantir a segurança alimentar, evitando riscos físicos, químicos e biológicos.

Todos esses motivos fazem com que os Cofres de Carga Tecnotri se enquadrem nos requisitos da Anvisa e às diretrizes da NBR 14701, oferecendo segurança, higiene e praticidade no transporte de cargas refrigeradas.

Confira outros diferenciais do produto:

Em resumo…

Saiba mais sobre os Cofres de Carga da Tecnotri

Confira todos os detalhes dos produtos e solicite já um orçamento com a nossa equipe.