A indústria de bebidas está constantemente em busca de soluções eficientes e versáteis para atender às demandas de diferentes áreas. Uma técnica de fabricação que tem ganhado destaque é a rotomoldagem, capaz de produzir peças plásticas duráveis e de alta qualidade.

Os produtos produzidos a partir desse processo podem ser aplicados em diversos segmentos, inclusive no ramo de bebidas. É exatamente sobre isso que vamos falar hoje! Siga a leitura e entenda o uso do plástico rotomoldado nesse setor e quais são as suas vantagens.

O que é rotomoldagem?

É um processo de transformação plástica que permite o desenvolvimento de grandes peças, como pallets plásticos, por exemplo. Esse método ocorre da seguinte maneira: o polímero em pó é colocado dentro de um molde oco, aquecido e rotacionado. Assim, o polímero vai derretendo e preenchendo toda a cavidade do molde, adquirindo a forma desejada.

Por meio da rotomoldagem, se obtém produtos exclusivos, sem emendas e tensões, o que dispensa manutenções. Além disso, são 100% recicláveis e atóxicos, já que as principais matérias-primas empregadas no procedimento são os polietilenos e o PVC.

Outro benefício dos plásticos rotomoldados é que eles apresentam uma superfície lisa, facilitando a limpeza. São também leves, quando comparados a outros tipos de materiais, resistentes e duráveis, características que fazem da rotomoldagem um processo muito eficaz e vantajoso.

Versatilidade do plástico rotomoldado

Devido a todas propriedades e à sua versatilidade, podemos encontrar o plástico rotomoldado na maioria dos segmentos da indústria. Confira alguns exemplos de setores que o utilizam:

– Agronegócio, com tanques para aplicação de agrodefensivos;

– Indústria automobilística, na fabricação  de tanques para caminhões; 

– Segmento relacionado a esportes, na produção de caiaques;

– Indústria de brinquedos, na criação de gangorras e outros itens plásticos inseridos em playgrounds;

– Construção civil, com uso de caixas de argamassa e dutos de plásticos;

– Condomínios e residências, com a aplicação de cisternas para captar e armazenar água da chuva.

Aplicação do plástico rotomoldado na indústria de bebidas 

Na indústria de bebidas, o plástico rotomoldado pode ser muito útil. Com os pallets plásticos rotomoldados, o transporte e o armazenamento das bebidas se torna mais simples. Mesmo em um local limpo e bem estruturado, podem haver contaminações, principalmente quando as mercadorias são transportadas em pallets de madeira ou caixas de papelão.

Ao investir em pallets rotomoldados, a sua empresa atende às normas sanitárias, já que eles são mais higiênicos. Com eles, a sua indústria não precisa mais se preocupar com o risco de contaminações e quebras de pallets, problemas que costumam acontecer com as versões em madeira ou em injetados. 

Além dos tradicionais pallets plásticos, o pallet para garrafão de 20 litros é outro exemplo de aplicação da rotomoldagem na indústria de bebidas. Inédito no mercado brasileiro, a Tecnotri conta com duas opções de Pallets para garrafões, compatíveis com os modelos de garrafões PET e PP,  o modelo da Tecnotri otimiza o espaço ocupado pelos garrafões e os mantêm unidos, aprimorando a logística dessa operação.

Compatíveis com automação, os pallets para garrafões da Tecnotri, auxiliam na modernização da fábrica e no aumento de produtividade, reduzindo tempo nos processos.

Outro benefício é o aumento da vida útil dos garrafões, que ficam protegidos de danos causados por fatores externos. Leves e extremamente resistentes, esse tipo de pallet possibilita o melhor acondicionamento dos garrafões, tanto no momento de carga quanto de descarga do caminhão. Além disso, não quebra, não oxida e não amassa. Dessa forma, é possível garantir muito mais eficiência, segurança e praticidade para a logística da sua empresa.

Confira: fábrica de paletes de plástico com diversos modelos

Em resumo…

Saiba mais sobre a linha de produtos Tecnotri

Conheça  os pallets rotomoldados Tecnotri para garrafões e otimize os processos logísticos da sua empresa.