Blog
Blog

Blog

Segurança alimentar na indústria de alimentos

14.03.2019
Compartilhar
Voltar ao blog
Segurança alimentar na indústria de alimentos

Na era da informação, em que os consumidores estão cada vez mais bem informados sobre a qualidade dos produtos e atentos aos seus direitos, a segurança alimentar é muito importante. Prova disso é que as denúncias sobre os produtos e o compartilhamento de experiências de consumo ganham cada vez mais destaque no ambiente digital.

Além disso, as pessoas hoje valorizam produtos mais saudáveis e benéficos para o meio ambiente. Nesse cenário, para que possam se manter competitivas no mercado, as empresas precisam atuar com um máximo de transparência e redobrar o cuidado com a própria imagem. Qualquer deslize no relacionamento com o público pode levar a uma crise de reputação.

Veja as recomendações das Boas Práticas de Fabricação (BFP)

Observar as Boas Práticas de Fabricação divulgadas pela Anvisa assegura a qualidade dos produtos e garante a satisfação dos consumidores. Trata-se de um grupo de princípios e regras para o manuseio correto de alimentos, desde a sua matéria-prima até a distribuição do produto final.

O programa se aplica por meio de inspeções periódicas para fiscalizar as condições higiênico-sanitárias e a integridade da operação industrial. Desse modo, é possível diminuir os riscos de contaminação e mistura de alimentos.

Além de contribuírem para reduzir falhas e prejuízos na cadeia produtiva, as boas práticas de fabricação ajudam a construir a imagem e credibilidade da empresa junto ao seu público.

Saiba como evitar a contaminação no transporte

Para garantir a segurança alimentar, os fabricantes devem procurar adotar procedimentos padrões de higiene operacional, análise de perigos, identificação de pontos críticos de controle de pragas.

Os alimentos devem ser transportados e armazenados de modo apropriado, para assegurar a higiene e limpeza. Todos os alimentos devem ser armazenados em local limpo e organizado, protegidos contra contaminações, identificados e mantidos sobre pallets, estrados e ou prateleiras confeccionados em material resistente e de fácil higienização.

segurança alimentar

Por serem mais higiênicos, fáceis de lavar e sanitizar e atenderem às normas sanitárias, os pallets de polímero plástico são os mais indicados para a produção de alimentos. Monoblocos, eles não apresentam emendas, pregos ou soldas, o que contribui para evitar acidentes e trazer maior segurança para as operações.

Além disso, os pallets plásticos trazem proteção antimicrobiana, que evita a proliferação de fungos e bactérias e permite o contato direto com os alimentos.

Tenha mais qualidade e controle nos processos

Pensando em contribuir para que seus clientes tenham acesso às tecnologias mais recentes e possam garantir a segurança alimentar, a Tecnotri criou o Tecnotri Lab, um laboratório para realização de testes de qualidade dos seus produtos.

A Tecnotri é pioneira em trazer a indústria 4.0 para a rotomoldagem, em sintonia com essa nova fase da indústria marcada pela inteligência das máquinas e o fim das fronteiras entre os mundos físico e digital. Essas tecnologias possibilitam a automação na coleta de dados produtivos em tempo real, trazendo assim mais eficiência, produtividade e maior ocupação do tempo de máquina.

Para que a logística seja eficiente do início ao fim, é indispensável que o fluxo de dados e informações seja constante e muito bem controlado. Por isso, vale a pena investir em um software de gestão logística.

O software MES (Manufacturing Execution System), da Tecnotri, desenvolvido pela Holma Software, traz recursos que permitem a configuração de produtos, gestão de custos, controle de lotes de produtos, ordens de fabricação, planejamento / programação de recursos produtivos (máquinas, mão de obra), planejamento de necessidades de materiais, apontamento da produção (setup, produção, paradas, refugos), controle de manutenções de máquinas, entre outros.

Entenda a importância da gestão aliada à tecnologia

A segurança alimentar na indústria de alimentos requer um cuidado redobrado com a gestão. Todas as fases do processo produtivo, incluindo o relacionamento com fornecedores, análises das matérias-primas, merecem atenção.

segurança alimentar

As ferramentas para coleta de dados disponíveis atualmente possibilitam um controle mais eficaz do processo produtivo e fornece insights importantes sobre a qualidade e segurança dos alimentos. Com essa facilidade de acesso à informação, os gestores podem tomar decisões mais rápidas e eficazes.

A análise dos dados permite qualificar melhor os fornecedores, controlar as linhas de produção, prever tendências. Com ferramentas como o Analytics, é possível ter muito mais assertividade na gestão da segurança dos alimentos.

Conheça a tecnologia de blockchain

A tecnologia de blockchain pode ser fundamental para melhorar os níveis de rastreabilidade e garantir maior segurança para os processos de produção, distribuição e estocagem dos alimentos.

Trata-se de uma camada informacional que conecta sistemas, processos e pessoas, formando um ambiente compartilhado, capaz de registrar todo o histórico das movimentações de ativos de modo seguro, auditável e à prova de fraudes.

Com a blockchain, é possível automatizar ações e integrar os processos produtivos, reduzir o tempo, os riscos e os custos envolvidos nas operações e impedir fraudes na comercialização dos produtos.

Veja a importância da rastreabilidade

A rastreabilidade de alimentos possibilita acompanhar um produto desde a sua produção até a chegada ao consumidor final. Com ela, é possível rastrear também produtos e insumos que serão utilizados na fabricação de alimentos, de modo a aumentar o grau de confiabilidade e segurança.

O código de barras é a ferramenta de automação mais utilizadas para identificação dos produtos, contribuindo para a agilidade e aprimoramento dos processos.

No caso de haver algum problema com um produto, a rastreabilidade possibilita a rápida identificação e remoção desse produto da cadeia de suprimentos, o que contribui para minimizar os riscos aos consumidores e limitar o dano à reputação da marca.

Como vimos, as empresas estão cada vez mais conscientes sobre a importância que a qualidade e a segurança dos alimentos têm para a imagem e reputação de sua marca.

A Tecnotri produz uma linha completa de produtos rotomoldados em conformidade com as especificações de Boas Práticas de Fabricação (BPF) da ANVISA e da certificação ISO 22.000, contribuindo para auxiliar na logística e armazenamento de materiais e garantir a higiene e qualidade dos produtos.

new RDStationForms(‘fale-com-um-consultor-contentores-62def4b237783d92bc76-html’, ‘UA-47968214-1’).createForm();

Confira outras notícias

Acompanhe as últimas notícias, novidades e atualizações sobre negócios, indústria e nossos produtos em nosso blog.

16.01.2026

Tendências logísticas 2026: eficiência, sustentabilidade e o papel dos Tec Cubes

Tendências logísticas 2026: eficiência, sustentabilidade e o papel dos Tec Cubes

A dinâmica logística prevista para 2026 indica um ano em que previsibilidade, redução de perdas e responsabilidade ambiental deixam de ser metas isoladas e passam a orientar a tomada de decisão de ponta a ponta. O aumento da complexidade nas cadeias industriais, impulsionado por maior ritmo de produção, rotas longas e exigências regulatórias, torna indispensável […]

Leia mais +

12.01.2026

Saiba como a linha Ecoblack Tecnotri reduz custos e contribui para o ESG da indústria

Saiba como a linha Ecoblack Tecnotri reduz custos e contribui para o ESG da indústria

A pressão por eficiência operacional e responsabilidade ambiental vem moldando decisões estratégicas nas indústrias brasileiras. Ciclos logísticos mais longos, aumento dos custos com insumos e a necessidade de apresentar relatórios ESG sólidos colocam as empresas diante de uma escolha inevitável: adotar soluções sustentáveis que não comprometam desempenho, produtividade ou orçamento. Nesse cenário, cresce a busca […]

Leia mais +

05.01.2026

Bacias de contenção em pequenas empresas: como evitar multas ambientais?

Bacias de contenção em pequenas empresas: como evitar multas ambientais?

Em indústrias menores, a rotina costuma ser marcada por estruturas compactas, acúmulo de funções e processos operacionais intensos. Um vazamento de óleo, um tambor danificado ou o armazenamento inadequado de produtos inflamáveis podem se transformar em um problema maior do que parece. Ainda assim, muitas micro e pequenas empresas acreditam que medidas de contenção são […]

Leia mais +

03.12.2025

Contentores rígidos: como reduzir custos e impacto ambiental na indústria?

Contentores rígidos: como reduzir custos e impacto ambiental na indústria?

A indústria brasileira vive um novo ciclo de transformação. Após períodos de retração, o setor encerrou 2024 com crescimento de 3,3%, impulsionado pela reorganização de cadeias produtivas, automação e digitalização. Nesse cenário, a sustentabilidade deixou de ser tendência: é parte da estratégia industrial moderna. Empresas de todos os portes estão sendo desafiadas a conciliar produtividade […]

Leia mais +

01.12.2025

Como planejar o uso de contentores e pallets para 2026?

Como planejar o uso de contentores e pallets para 2026?

Em 2026, o foco da indústria será otimizar processos, e não apenas aumentar a produção. Isso porque a crescente dos custos operacionais e outros fatores relevantes estão obrigando empresas a repensar seus fluxos logísticos. Nesse contexto, o planejamento logístico de 2026 deve ir além da previsão de demanda. Trata-se de construir uma estratégia sólida que […]

Leia mais +

21.11.2025

Bacias de contenção em pequenas empresas: como evitar multas ambientais?

Bacias de contenção em pequenas empresas: como evitar multas ambientais?

Na indústria, escolher o produto certo é decidir entre eficiência e risco. Na pressa de reduzir custos, muitas indústrias acabam escolhendo soluções que parecem iguais… mas não são. A diferença aparece no dia a dia, no desgaste acelerado, nas paradas não planejadas, nos riscos à equipe e na perda de confiabilidade. É nesse cenário que […]

Leia mais +